terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Saúde

Nova Dieta do Mediterrâneo

OS MANDAMENTOS DA BOA 

SAÚDE


Para se adaptar ao modo de vida atual, em 2010 a pirâmide da Dieta do Mediterrâneo passou por uma revisão. Por iniciativa da Fundación Dieta Mediterránea, especialistas de várias áreas ­– da nutrição à antropologia – incorporaram elementos qualitativos ao antigo gráfico, como fazer exercícios e conviver com a família e os amigos (veja ilustração).

A partir dessa atualização, a fundação traçou o seu Decálogo, que resumimos a seguir:

1. Preferir o azeite de oliva a outros tipos de gordura. Rico em vitamina E, betacarotenos e ácido graxos monoinsaturados, o azeite ajuda a manter o coração saudável.

2. Consumir grande quantidade de alimentos de origem vegetal: legumes, verduras, frutas frescas e secas. Os antioxidantes e fibras presentes nesse grupo de alimentos contribuem para a prevenção de certos tipos de câncer e de doenças cardiovasculares.

3. Comer diariamente pão, cereais e alimentos feitos com eles, como macarrão, principalmente se forem integrais. Os carboidratos desses alimentos fornecem boa parte da energia que precisamos para as nossas atividades.

4. Os alimentos frescos, de temporada e pouco processados são melhores. Os produtos da época não só são mais apropriados para nos fornecer nutrientes, como também têm mais sabor e aroma.

5. Consumir produtos lácteos todos os dias, principalmente iogurte e queijos. O leite e seus derivados são fonte de proteínas, minerais e vitaminas. No caso do iogurte, os benefícios são ainda maiores, já que os micro-organismos vivos presentes em sua composição equilibram a flora intestinal.

6. Consumir carne vermelha com moderação e a carne processada em pequena quantidade. Gordura animal em excesso é prejudicial à saúde.

7. Comer peixe em abundância e ovos com moderação. É recomendado consumir peixes oleosos, como salmão, no mínimo uma ou duas vezes por semana. Sua gordura ajuda a proteger o organismo contra doenças cardiovasculares. Os ovos são uma boa alternativa para a carne vermelha e o peixe, podendo ser consumidos de três a quatro vezes por semana.

8. Em vezes de doces, comer frutas frescas de sobremesa, no meio da manhã ou da tarde.

9. Ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia, já que a hidratação correta é fundamental para a saúde. O vinho, uma bebida tradicional na dieta mediterrânea, traz benefícios para a saúde desde que consumido com moderação.

10. Fazer exercícios diariamente é tão importante como ter uma alimentação saudável.






Serviço

Para mais informações sobre a Dieta do Mediterrâneo, acesse http://dietamediterranea.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário